© 2023 por Pousada Sol & Sal. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • w-rss

 

 

Existe uma máxima que garante: se você quer conhecer uma praia paradisíaca, siga os surfistas.

 

 

Essa é a história do Rosa. Foram eles, os surfistas, que a descobriram nos anos 1970. Uma época em que não havia estradas de acesso, muito menos pousadas. Os amantes do surf eram recebidos por um pescador nativo –Dorvalino Manoel da Rosa – figura carismática que deu nome ao lugar: Praia do Rosa.


E ele merece! Com sabedoria, ensinou aos meninos justamente os valores que tornaram essa praia reconhecida: a preservação ambiental e a arte de bem-receber. Não por acaso, grande parte dos pousadeiros do Rosa são surfistas que transformaram suas casas em pousadas. Assim como também não é mera coincidência o fato do Rosa ser percebido como um raro exemplo de equilíbrio, um local que ainda conserva suas raízes e, ao mesmo tempo, recebe com conforto turistas do mundo inteiro.

Pela beleza cênica, por fazer parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca e por estar na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Rosa é a única representante brasileira no seleto Clube das Baías Mais Belas do Mundo, ONG com chancela da Unesco. Verdadeira distinção.

 

Entre julho e novembro, recebe a visita muito particular das Baleias Francas, que elegeram a região para acasalar, dar à luz e amamentar seus filhotes. Dóceis gigantes que encantam e conscientizam turistas de todas as idades.

 

De um lado, as águas perfeitas para o surf, esportes naúticos – windsurf, kitesurf – e os lúdicos banhos de lagoa. De outro, a exuberância da Serra do Mar que permite cavalgadas, trilhas ecológicas, observação de pássaros. Escolhas para todas as tribos.

 

 

 

 

Esportes

Existem muitas possibilidades de esporte em toda a região, como Surf, caminhadas, Windsurf, Kitesurf, Stand Up Paddle e Sandboard.

 

 

Trilhas, Cavalgadas e as Águas
Outras boas opções de lazer são as caminhadas e cavalgadas por trilhas e a natação nas lagoas à beira-mar na Praia do Rosa.
A região também oferece passeios ecológicos e banhos de cachoeira em lugares próximos.

 

 

 

Berçário das Baleias

 

O cenário da Praia do Rosa é um dos preferidos das baleias francas que o elegeram para acasalar e dar à luz, transformando a região em um verdadeiro berçário da espécie. Atraídas pelas águas aquecidas, elas protagonizam, de julho a novembro, um balé de rara beleza. Este espetáculo impulsionou o crescimento do chamado Whale Watching, ou Turismo de Observação de Baleias, praticado, atualmente, em quase 90 países.

Os passeios marítimos, realizados em embarcações especiais, duram, em média, uma hora e trinta minutos e contam com a orientação de um monitor do Instituto Baleia Franca (IBF). Permitem ao turista assistir as baleias e seus filhotes nadando ao longo da costa, exibindo as nadadeiras, a cauda, saltando ou mesmo amamentando. A observação também pode ser feita da praia, em locais mais elevados, com a ajuda de um binóculo, já que os cetáceos costumam se aproximar até 30 metros da beira-mar.

A Praia do Rosa faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca e vem se destacando no cenário nacional como um dos locais onde o Whale Watching ganha cada vez mais adeptos.

Fonte: PROA
Foto: Henrique Litman – IBF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

novo logo pousada4.jpg

Go to link